<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d19628601\x26blogName\x3dFam%C3%ADlia+Feliz\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://dayanemateus.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://dayanemateus.blogspot.com/\x26vt\x3d-1559030346473914230', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quarta-feira, abril 04, 2012


Olá, meus queridos amigos! Tudo bem com vocês?

Estamos todos bem por aqui, graças a Deus. O final de semana passado também foi tranquilo e Dayane continuou seus estudos em casa. Assim como na semana passada, ela foi somente na catequese e missa, o restante do tempo ficou estudando inglês, matemática e língua portuguesa. Esta semana ela tem essas 3 provas para fazer, então, o jeito foi estudar, estudar, estudar... Já que ela não estuda sozinha, com essa menina é sempre na “rédea curta”, infelizmente...

Sábado passado meu marido foi para São Paulo fazer um curso e fiquei com as crianças o dia todo. No sábado de manhã, a aula de catequese foi especial para as crianças. O Pe. Agnaldo resolveu explicar a Semana Santa de maneira lúdica e com a participação das crianças.

Então, vamos acompanhar cada fase dessa encenação, vocês vêm comigo?

Jesus entra pelo corredor central da igreja acompanhado de Maria, Maria Madalena e Verônica.

Em seguida, Jesus escolhe entre a multidão os seus 12 apóstolos. Aqui, Mateus é um dos apóstolos e está sendo escolhido por Jesus.


Com os apóstolos escolhidos, Jesus se reúne com eles e explica o que cada um fará, ou seja, cada um será evangelizador da palavra de Cristo.


Depois, Jesus vai chamando de 2 em 2 apóstolos e indica qual o caminho que eles seguirão para pregar a palavra de Cristo. Um parênteses aqui, no fundo da 1ª foto estão os padrinhos do Mateus que foram lá ver rapidamente o afilhado atuar...


Aqui, já estamos no Domingo de Ramos, onde Jesus faz sua entrada triunfal em Jerusalém e é o início da Semana Santa. Jesus está acompanhado de seus apóstolos, é recebido como um rei e muitas folhas de palmeira. E a multidão o aclama: "Hosana ao Filho de Davi!".

Reparem que agora os apóstolos estão devidamente caracterizados, ou seja, com suas vestimentas...


Em cada ato, o Pe. Agnaldo ia explicando para as crianças o que estava acontecendo nas cenas... Aqui, vamos iniciar a cerimônia do “Lava-pés” que ocorre na 5ª feira santa...


Jesus lava os pés dos apóstolos em sinal de humildade, purificação e servidão.


Nesta cena, vamos iniciar a instituição da eucaristia, onde Jesus convida os 12 apóstolos para partilhar o pão e o vinho com todos eles. A Eucaristia é o amor maior, que se exprime mediante tríplice exigência: do sacrifício, da presença e da comunhão.


Jesus mostrando o pão e o vinho e, em seguida, os partilha entre todos os apóstolos...


Após a ceia, Jesus em sua agonia se retira para o Horto das Oliveiras e entra em oração. Mais tarde, Jesus é encontrado pelos soldados que o levam até a multidão. Lá, Jesus recebe uma coroa de espinhos em sua cabeça e uma cruz para carregar.


Antes de ser crucificado, em seu sofrimento, Verônica enxuga o rosto de Jesus.


E, mostra para a multidão o rosto sofrido de Jesus em sua toalha...


Mais tarde, Jesus é crucificado em sua cruz. É o dia da Paixão de Jesus, dia de lembrar a morte de Cristo na cruz!


Jesus no colo de sua mãe Maria... Maria Madalena e o apóstolo João acompanharam Maria nessa dolorosa caminhada.


Viva! Ressurreição de Jesus Cristo! É o domingo da Páscoa quando a igreja celebra sua maior festa que é a Ressurreição de Jesus, a passagem da Morte para a Vida. A ressurreição é a maior prova de que Cristo é realmente Deus. Jesus está vivo em nosso meio!


E, final de apresentação com a presença de todos os atores mirins! Parabéns às crianças que tiveram uma ótima atuação e ao Pe. Agnaldo por essa iniciativa que, assim, ensinou as crianças da catequese sobre a Semana Santa de uma forma bem lúdica e participativa!


Vejam Maria Madalena (Dayane) e um dos apóstolos de Jesus Cristo (Mateus).


Que crianças mais lindas, não é mesmo? A prima Mariana fez companhia para mim, enquanto Dayane e Mateus atuavam na apresentação...


E, então, o que acharam? Gostaram? As crianças me disseram que adoraram participar de toda apresentação e que também aprenderam muito!

Só como complemento, segue abaixo a via sacra do calvário de Jesus:

VIA SACRA
1. Jesus é condenado à morte por Pilatos (Mt 27,26)
2. Jesus carrega a sua Cruz (Mt 27,31)
3. Jesus cai pela primeira vez
4. Jesus encontra a sua Mãe
5. Jesus recebe ajuda de Simão para carregar a Cruz (Mt 27.32)
6. Verônica enxuga o rosto de Jesus
7. Jesus cai pela segunda vez sob o peso da Cruz
8. Jesus fala às mulheres de Jerusalém (Lc 23,27)
9. Jesus cai pela terceira vez sob o peso da Cruz
10. Jesus é despojado de suas vestes (Mt 27,35)
11. Jesus é pregado na Cruz
12. Jesus morre na Cruz (Mt 27,50)
13. Jesus é descido da Cruz (Mt 27,59)
14. Jesus é sepultado (Mt 27,60)
15. Jesus ressuscita (Mt 28,5).
"Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Amém!

Mudando de assunto, no sábado, por volta das 19h, meu marido retornou de São Paulo e, depois, fomos comer um lanche no shopping.

Domingo de manhã, fomos à missa participar do Domingo de Ramos. As crianças foram convidadas para participar da procissão durante a missa, que estava lotadíssima! Mateus e João Pedro não quiseram participar, acho que ficaram cansados da apresentação do dia anterior... rsrs


Depois, convidei meus pais para o almoço de domingo em casa. Passei numa rotisserie e comprei tudo por lá. E, o almoço em casa foi servido bem rapidinho... rsrs

À tarde, Mateus foi com o papai na casa da vovó e brincou com as primas. Já a Dayane ficou novamente em casa estudando... Ai ai ai... Espero que sejam as últimas provas do 1º bimestre, amanhã ela ainda tem prova de Língua Portuguesa... Vamos ver o resultado no boletim...

E, assim, acabou mais um final de semana...

Bom, era isso que queria compartilhar com vocês. Muito obrigada pelo carinho e desejo a vocês um excelente feriado com muitas bênçãos de Jesus Cristo, Nosso Senhor! Feliz Páscoa a todos!!!

Beijinhos carinhosos,

Miriam